A Procalcitonina é uma importante aliada na avaliação de parâmetros infecciosos do paciente crítico. O biomarcador Procalcitonina (PCT) é amplamente utilizado para avaliar o risco de infecção e progressão para sepse bacteriana grave e choque séptico.
Através do teste de Procalcitonina (PCT) é possível determinar, quantitativamente, a Procalcitonina presente em amostras de sangue total, soro ou plasma. A Procalcitonina é secretada por diferentes células de vários órgãos em resposta ao processo pré-inflamatório, principalmente pelo estímulo bacteriano. Seu diagnóstico é importante devido à estreita relação entre sua concentração e a severidade da inflamação, sendo uma ótima ferramenta de exclusão de diagnóstico e monitoramento de infecções virais
Em pacientes com suspeita ou confirmação de infecções do trato respiratório, a Procalcitonina é uma grande ajuda na tomada de decisões sobre a antibioticoterapia em pacientes internados ou em emergências.
Em estudos recentes, a Procalcitonina mostrou-se como uma ferramenta valiosa adicional na atual pandemia Covid-19 para identificar precocemente pacientes com baixo risco de coinfecção bacteriana e efeitos adversos, sendo incluída nas relações de exames para auxiliar no diagnóstico e prognóstico do novo coronavírus.