MATERIAL: Qualquer material de região suspeita de infecção por microorganismo.
INSTRUÇÕES PARA COLETA:
– Sempre especificar o tipo de material e o local da coleta.
– Colher a amostra de forma asséptica, com os mesmos cuidados da cultura. Preparar pelo menos dois esfregaços em lâminas limpas e desengorduradas.
=> SECREÇÃO VAGINAL: introduzir o swab delicadamente na vagina, colhendo material do fundo de saco vaginal. Evitar colher o material que flui para a vulva, pois normalmente, as estruturas estão degeneradas e há grande possibilidade de contaminação.
=> SECREÇÃO URETRAL: introduzir o swab uretral 3 a 4 cm nos homens e 1 a 2 cm nos casos de mulheres, colhendo secreção. Nunca colher o material que emerge espontaneamente, pois as estruturas estão degeneradas, devido a atividade enzimática.
=> URINA: colher o jato médio da primeira urina da manhã ou o jato médio da urina, com no mínimo de 4 horas após a última micção. Colher no máximo 20 mL. Seguir instruções para coleta de urina.
APLICAÇÕES CLÍNICAS: O exame bacteriocópico ao Gram permite um estudo acurado das características morfotinturiais das bactérias e outros elementos (fungos, leucócitos, outros tipos celulares, etc). Presta informações importantes e rápidas para o início da terapia. fornecendo informação semiquantitativa em algumas infecções e estabelecendo o diagnóstico em muitos casos.