SINONIMIA: Teste Intradérmico para Leishmania brasiliense; Leishmania amazonensis; Reação de Montenegro.
MÉTODO: Intradermoreação – Antígeno: Leishmania amazonensis
MATERIAL: Reação Intradérmica
CONDIÇÃO: – Jejum Não Obrigatório.
– O paciente deve comparecer em uma das unidades de segunda a sábado até as 12:00 horas. A leitura deverá ser realizada após 48 horas da aplicação do antígeno.
PROCEDIMENTOS PARA REALIZAÇÃO DO TESTE:
> Local da Aplicação : parte interna do antebraço (área com pouca pigmentação, pobre em pêlos, pouca vascularização e fácil acesso para leitura de resultados).
> Solução Antigênica Utilizada: suspensão obtida de formas promastigotas mortas da espécie: Leishmania amazonensis.
> Volume de Solução Antigênica a Ser Aplicada: 0,1 mL (100 microlitros) o que corresponde na seringa de 1 mL na marca de 10, na escala de 10 a 100. > Leitura: Após 48 horas.
CONSERVAÇÃO E ENVIO: Não aplicável.
SETOR: Coleta
MARCAÇÃO: 2 dias úteis.
REALIZAÇÃO: Analys
APLICAÇÕES CLÍNICAS: Teste util no diagnostico da Leishmaniose tegumentar. A positividade do teste significa que o individuos ja foi sensibilizado mas nao necessariamente que seja portador da doenca. Assim em areas endemicas, ate 25% dos individuos sadios podem ter reacoes positivas. Individuos portadores de Leishmaniose podem nao reagir ao teste nas seguintes situacoes: na fase inicial da infeccao (trinta primeiros dias de lesao); imunodeprimidos; na forma cutanea difusa; quadros disseminados; leishmaniose visceral. Pode ocorrer viragem do teste durante o tratamento. Reacoes mais intensas, ate mesmo com formacao de ulceras podem ocorrer em pacintes com doenca de longa evolucao, principalmente nas mucosas. Em individuos doenes a positividade varia de 85% a 97%. No entanto se a infeccao for causada pela L. amazonensis este indice cai para 51%. As pessoas tratadas apresentam reacoes positivas durante muitos anos, mas podem se tornar negativas com o passar do tempo. A Reacao de Montenegro nao influencia no diagnostico sorologico (ELISA) de leishmaniose tegumentar.
VALOR DE REFERÊNCIA:
– Negativo : Nódulo com diâmetro menor que 5 mm
– Positivo : Nódulo com diâmetro maior ou igual a 5 mm