SINONIMIA: Cultura para Gardnerella; Gardnerella – Cultura
METODO: Cultura em Meios Específicos
MATERIAL: Secreção Vaginal, Secreção Endocervical, Secreção Uretral, Urina 1o jato, Esperma, etc.
CONDIÇÃO: – Urina 1o Jato: Colher primeiro jato da primeira urina da manhã ou com no mínimo 4 horas após a última micção. Colher no máximo 20 mL
INSTRUÇÕES PARA COLETA:
=> SECREÇÃO VAGINAL: introduzir o swab delicadamente na vagina, colhendo material do fundo de saco vaginal. Evitar colher o material que flui para a vulva, pois normalmente, as estruturas estão degeneradas e há grande possibilidade de contaminação. Enviar em meio de transporte Stuart ou frasco apropriado.
=> SECREÇÃO URETRAL: introduzir o swab uretral 3 a 4 cm nos homens e 1 a 2 cm nos casos de mulheres, colhendo secreção. Nunca colher o material que emerge espontaneamente, pois as estruturas estão degeneradas, devido a atividade enzimática. Enviar em meio de transporte Stuart ou frasco apropriado.
=> URINA: colher o primeiro jato da primeira urina da manhã ou o primeiro jato da urina, com no mínimo de 4 horas após a última micção. Colher no máximo 20 mL.
CONSERVAÇÃO E ENVIO:
– Secreções: Enviar em meio de transporte Stuart ou frasco apropriado.
– Urina: Enviar em frasco estéril
INTERFERENTES: Contaminação no ato da coleta do material.
SETOR: Bacteriologia
MARCAÇÃO: 04 dias úteis
REALIZADO: Analys
APLICAÇÕES CLÍNICAS: O gênero Gardnerella é constituido de bacilos ou cocobacilos isolados em mulheres com vaginites inespecíficas. Causam leucorreia abundante, putrida, acinzentada, acompanhadas por uretrite, vaginite, cervicite e prurido. No homem, raramente pode determinar balanite e uretrite.
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 09/08/2005