CHLAMYDIA TRACHOMATIS, CULTURA

CHLAMYDIA TRACHOMATIS, CULTURA

SINONIMIA: Clamidia; Clamidia Tracomatis; Cultura para Chlamydia; Cultura para Chlamydia trachomatis; Linfogranuloma; Chlamydia trachomatis – Cultura; Chlamydia em célula McCoy; Linfogranuloma Venéreo

METODO: Inoculação em Monocamadas de Cultura de Células McCoy

MATERIAL: Raspado Uretral, Endocervical, Conjuntival, Pús de bubão inguinal, Esperma, Retal e Fundo de saco vaginal (somente para virgens e histerectomizadas).

CONDIÇÃO: 2 lâminas com esfregaco + meio de cultura.

INTERFERENTES: Uso de antibióticos e medicações tópicas (pomadas, cremes, etc).

INSTRUÇÕES PARA PACIENTE:

> Aguardar 7 dias após o uso de antibióticos ou c.o.m.
> Este teste requer amostra com número adequado de células, portanto não deve ser feito em Urina.
> MATERIAL URETRAL: o paciente deve vir pela manhã antes de urinar ou permanecer no mínimo 4 horas sem urinar.
> MATERIAL ENDOCERVICAL: a paciente não pode estar menstruada nem
fazendo uso de medicações tópicas.

=> COLETA:
OBS.: Deverão ser confeccionados 2 esfregaços, em lâminas próprias para a pesquisa de Chlamydia e deverá ser enviado um Swab do material em meio de transporte Dulbecco’s (rosa).

– SWAB ENDOCERVICAL: Certificar-se de que a paciente não é virgem. Passar o espéculo vaginal e visualizar o colo uterino. Usando gaze esterilizada e pinça ginecológica fazer limpeza rigorosa do colo, retirando toda secreção ou muco cervical. Introduzir um swab no canal endocervical, limpando a junção escamo-colunar (1 a 1,5 cm dentro do canal). Desprezar este primeiro swab e introduzir um novo swab promovendo movimentos circulares, visando obter a maior quantidade possível de células. Retire o swab cuidadosamente, evitando qualquer contato com as paredes vaginais. Nos casos de pacientes virgens, crianças, ou grávidas contatar a supervisão de coleta.
– SWAB URETRAL: Se houver secreção abundante, usar swabs para retirar toda a secreção. Recomendamos que o paciente esteja pelo menos 1 hora sem urinar. No caso de uretra masculina, introduzir o swab 4 cm dentro do meato uretral, colhendo células epiteliais da uretra mediana, após fazer movimentos circulares. Nos casos femininos, introduzir o swab 1 a 2 cm.
– CONJUNTIVA: Limpar totalmente os olhos, retirando qualquer secreção com uma gaze esterilizada. Pedir ao paciente que olhe para baixo, everta a pálpebra superior e, usando um swab pequeno(swab uretral), fazer raspado cuidadoso da área central da conjuntiva tarsal. Colher também da conjuntiva inferior, pedindo ao paciente que olhe para cima e abaixando a pálpebra inferior. Se for pedido amostra de ambos os olhos, nunca usar o mesmo swab, usar swabs separados para cada olho.
– ÁNUS: Introduzir um swab pelo esfincter anal cerca de 2 a 3 cm, promovendo movimentos circulares contra a mucosa para adequada absorção da amostra. Desprezar esse swab e colher outro, caso ele se suje de fezes.

CONFECÇÃO DO ESFREGAÇO: Após a coleta, fazer 2 esfregaços, em lâminas próprias para a pesquisa de Chlamydia, por justaposição e fixá-los com metanol ou acetona.

> OBSERVAÇÃO:
1- As Chlamydias são exclusivamente intra-celulares. O material adequado é o raspado celular e não a secrecão.
2- Recomendamos que seja evitada a coleta do jato médio urinário, após o raspado uretral, para evitar possíveis falsas hematúrias.
3- A coleta da Chlamydia deverá ser feita em último lugar, pois, enquanto coletamos as demais amostras (que poderão acompanhar o pedido médico), estaremos automaticamente fazendo a rigorosa assepsia necessária para uma coleta correta.

CONSERVAÇÃO E ENVIO:
> Enviar material o mais rápido possível.
> Após a coleta, transferir imediatamente o material para o meio de transporte Dulbecco’s (rosa).
> Esperma: semear 0,1 mL em meio Dulbecco’s.
> Em meio de transporte Dulbecco’s (rosa) o material poderá ser mantido por até 12 horas a temperatura ambiente ou até 24 horas entre 2o e 8o C, em gelo reciclável.

SETOR: SAL (Terceirização de Exames)

MARCAÇÃO: 5 dias úteis

REALIZAÇÃO: Hermes Pardini

APLICAÇÕES CLÍNICAS:
Ate recentemente, a cultura era considerada o padrao ouro para deteccao de C. trachomatis em

Olá, como podemos te ajudar?