SINONIMIA: Síilis IgM Neonatal; Treponema pallidum Neo; T. pallidum Neo Natal; Teste do Pezinho; Treponema IgM Neonatal; Treponema Neonatal; Lues Neonatal; Teste de Lues Neonatal; Sorologia para Lues Neonatal.
MÉTODO: Imunoensaio Enzimático de Captura
MATERIAL: Sangue. Gotas de sangue saturada em papel de filtro (nos dois lados do papel).
CONDIÇÃO:
– Colher preferencialmente entre 3 a 30 dias de vida.
– Coletar antes do terceiro dia vida apenas caso exista solicitação médica.
COLETA: Colher sangue suficiente para preencher 2 círculos de papel de filtro
saturado dos dois lados do papel. Deixar secar a gota de sangue (temperatura ambiente) e envolver em papel alumínio para enviar.
CONSERVAÇÃO E ENVIO: O sangue colhido em papel de filtro poderá ser mantido até 30 dias refrigerado entre 2o e 8o C, em embalagem plástica (abrigo da luz) com vedação.
SETOR: SAL (Terceirização de Exames)
MARCAÇÃO: 17 dias úteis.
REALIZAÇÃO: Hermes Pardini
APLICAÇÕES CLÍNICAS: Triagem neonatal de sifilis no teste do pezinho. A presenca de anticorpo IgM para treponame caracteriza uma infeccao aguda, sendo util no diagnostico da sifilis congenita. Resultado negativo nao exclui esta infeccao (sensibilidade de 80%). Deve ser complementada pela sorologia caso seja positiva ou haja suspeita clinica. Ressalta- se que VDRL e FTA-ABS positivos em recem-nascido sao de dificil interpretacao devido a possibilidade de transferencia materna. Entretanto, na infeccao congenita os titulos se mantem ou se elevam com o passar dos meses.
VALOR DE REFERÊNCIA:
Negativo
ULTIMA ATUALIZAÇÃO: 06/05/2005